top of page

Wing Chun

Autor: Sifu Helio Sandro

Em cantonês: "Wing Chun" ou "Ving Tsun" , em mandarim: "Yong Chun" - também conhecido como "Yong Chun Quan.

Wing Chun, é um dos mais práticos sistemas de artes marciais que você poderia estudar.

Dependendo unicamente de biomecânica, e não da força bruta, faz com que qualquer pessoa, tendo preparação física ou não, possa desenvolver a técnica completamente.

Um dos seus princípios básicos é o combate a curta distância, usando sempre uma linha reta como referência, seguindo o conceito físico de que a menor distância entre dois pontos é uma linha reta. Todas as técnicas são projetadas para ferir ou perturbar o alvo de alguma forma, fazendo do Wing Chun um sistema muito eficaz para a defesa pessoal nas ruas.

Wing Chun utiliza de forma bem coordenada desvios angulares com ataques simultâneos, usando a teoria matemática do triangulo projetado no espaço. Se apoiando estruturalmente em cima de conceitos ou teorias cientificas , perfeitamente aplicáveis , como por exemplo:

Linha Central

•Teoria da Linha Central
•Teoria das Seis Portas
•Teoria do Posicionamento Radial

Outro princípio básico do Wing Chun é "não combater força com força", treinando seus praticantes de forma que desenvolvam as habilidades necessárias para encontrar o caminho de menor resistência com rapidez e facilidade e também para fechar todas as janelas de oportunidade para o atacante.
Utilizando exercícios básicos como Pak Sao (tapa), Lop Da (agarrando) e Dan Chi Sao (furar as mãos) dá ao estudante iniciante uma idéia de como enfrentar um oponente.

A primeira forma, Siu Nim Tao, aconselha o estudante a não pensar muito, e dá as ferramentas básicas e como utilizá-las, é como aprender a dirigir um carro, que você acaba por fazer uma ação sem ter que pensar.
O sistema Wing Chun foi projetado para desenvolver em uma pessoa sem conhecimentos de arte marcial uma condição tal, que o leve eventualmente a tornar-se um combatente proficiente em um curto espaço de tempo.
Para atingir este objetivo, duas coisas são de suma importância:
1º - Uma postura estável;
2º - A defesa da linha central.
"Se você está enfrentando um oponente, você deve ter a confiança para andar em linha reta em seu soco ou chute!"
Não há recuo no Wing Chun, a idéia é que você tem que ocupar o espaço do seu oponente, seguindo assim a lei de Newton que afirma que apenas um corpo pode ocupar um espaço de cada vez. Seguindo este princípio, é importante não apenas entender o conceito, mas estar apto a aplicar o conhecimento para capturar a linha central.
O conceito básico de captura da linha central é o que diferencia o Wing Chun de outros sistemas marciais, uma vez que na maioria dos sistemas o movimento se origina de fora para dentro, fazendo com que os mesmos sejam circulares. A movimentação dentro do Wing Chun é diferente, pois o movimento se origina do centro para fora.
Por isso, o sistema é projetado para reduzir a quantidade de movimentos quando em confronto, tomando rapidamente o centro do adversário.
"Não é Wing Chun se o movimento não se origina a partir do centro.

 

É necessário capturar e controlar a linha central para ocupar uma posição superior.  Ocupar a linha central do adversário rapidamente é a marca da competência, por meio do controle que você tem desenvolvido, cria-se imediatamente um sentimento de que o adversário pode ou não fazer em relação a você em um confronto.
Isso explica um famoso lema do Wing Chun:
"Mantenha-se quando ele vier, siga quando ele se retirar; Apresse-se em cima da perda de contato.
Em linhas gerais, Interceptação é o coração do sistema Wing Chun.
As Formas do Wing Chun.
•A primeira forma do Wing Chun dá todos os fundamentos para a arte.
•A segunda forma ensina como fazer a ponte entre você e seu oponente.
•O boneco de madeira ensina como proceder, e ensina como o contato instantâneo é feito e em que ângulo ou local deve ser realizado.
•A Terceira forma de mãos ensina o que fazer se o contato se mantém ou se separa.
Os diferentes ramos do Wing Chun.

 

Todos os ramos da Wing Chun têm em geral o mesmo tipo de formas e os mesmos princípios táticos e estratégicos.  Diferenças ocorrem nas aplicações dessas formas e princípios, nos ângulos das técnicas e do tipo de sentimento e energia utilizada.
Algumas escolas acreditam que uma abordagem áspera e dura no início, e uma abordagem mais refinada e suave no final, é o caminho a percorrer, outros discordam e preferem uma abordagem suave desde o início.
Kenneth Chung escreveu um bom artigo para a Internet a respeito desta abordagem suave. De certa forma, "soft" também é um equívoco, porque as ações não classificam o Wing Chun de forma impotente ou fraca. No Wing Chun, o toque pode ser macio ou firme, mas sempre é pegajoso, sensível e ligado. As ações dos braços são mínimas, mas o poder de curto alcance é bastante substancial.

Academia de Kung Fu: Sifu Helio Sandro

Localização: Campo Grande - ES 

Site Feito para novados no mundo do Kung Fu

ToDai

Arte Marcial

  • w-facebook
  • w-tbird

Angelo Marques

bottom of page