top of page

SANDÀ

Autor: Sifu Helio Sandro

SANDÁ (Boxe Chinês)
Sua tradução literal significa luta livre. É a parte aplicativa do Wushu, sendo intrínseco a todos os seus estilos.  Atualmente, devido sua popularidade e praticidade, acabou por se tornar uma modalidade didaticamente independente dentro do Wushu, possuindo organizações regionais, estaduais, nacionais e internacionais que regulamentam e atualizam suas diretrizes através de seminários, competições e exames de graduação.    Dentre as principais técnicas do Sandá  estão: as diversas combinações entre socos, chutes e quedas, além de técnicas complementares de cotovelos, joelhos e imobilizações, tanto em pé quanto no solo, o que faz da modalidade um eficaz sistema de defesa pessoal usado, inclusive,pelo exército chinês e como uma “nova” alternativa no universo do MMA.

SANDA / SANSHOU OU SIMPLESMENTE BOXE CHINÊS

É o FULL CONTACT ou KICK BOXING do WUSHU moderno, é uma arte de contato total baseado no antigo combate livre chinês e sendo muitas vezes confundida com o Muay Thay, embora sejam de fato muito parecidos.
Em nossa escola o treinamento de sanshou faz parte do currículo normal desde a primeira fase, mas o combate é opcional.

A modalidade:
O sanshou ou sanda é um termo moderno para designar as lutas esportivas de contato no kung fu com semelhança ao sistema Lei Tai (luta sobre plataforma) antigo sistema de enfrentamento em combate sem proteções. Nas lutas são permitidos contato total entre os praticantes e  são divididos em duas categorias diferentes:
Sanshou - Categoria amador com uso de proteções: protetor de boca, cabeça,tórax,protetor genitais e caneleira;
Sanda - Categoria profissional pouca proteção com o uso apenas de luvas e protetor bucal.
O  sanshou pode ser praticado tanto por homens como por mulheres e também por crianças com a devida orientação.
O Sanshou moderno, a exemplo dos esportes ocidentais tem um sistema de treinamento que usa apara socos , apara chutes , raquetes,  manoplas , sacos de pancadas, etc. para treinamentos de força , velocidade e impacto de golpes.

Também é feito o treinamentos de luta entre atletas, para aplicabilidade técnica e desenvolvimento real de combate esportivo.
Na China os praticantes adaptam técnicas básicas de socos de  vários estilos de kung fu.No ocidente algumas escolas adaptam principalmente técnicas do boxe ocidental e algumas técnicas de socos, chutes e quedas do kung fu.

As Técnicas de Sanda /SanShou /Boxe Chinês

O Sanda compõe-se de cinco técnicas principais:
•Quan Fa  - Técnicas de Braços/Punhos  ( incluindo defesas )
•Tui Fa  - Técnicas de Pernas ( incluindo  defesas e varrimentos )
•Quin  Na  - Técnicas de Chaves/Apresamentos
•Suai  Fa - Técnicas de Projeções
Durante a aprendizagem do SANDA há que se ter em consideração os seguintes fatores:
-  1º - O  TRABALHO   DE   BASE   EM  CADA   UMA   DAS   TÉCNICAS
Neste aspecto é importante considerar três fatores ha desenvolver: a Velocidade, a Força e a Potência.
Para isso existem exercícios básicos que, à medida que vão sendo dominados, permitem o recurso ao uso de outros mais complexos.

 

- 2º - A  PREPARAÇÃO  FÍSICA
De extrema importância uma vez que ela permite a execução correta, o tempo correto por um período determinado , alem  de dar condição para aqueles que  desejam subir ao ringue. Neste ponto, há também três pontos a serem observados e desenvolvidos plenamente.
Flexibilidade, passando à Velocidade e, por ultimo, à Potência.
Também é feito o treinamento de resistências ( pular corda , bate saco , flexões , abdominais , etc ) . Com isso alia-se a parte técnica com a física.

O Treino Básico é de grande importância, pois é com esses golpes que o aluno terá condições mínimas de aplicar em luta.
Os movimentos básicos devem ser totalmente dominados e compreendidos, caso contrário não poderá passar para as fases subseqüentes.
1 -Primeiramente deve aprender o golpe tecnicamente;
(como executá-lo de forma correta, corrigindo postura , impacto de golpe, rotação de quadril , etc).
2 - Colocar a essência no golpe (treinar velocidade e força adequada) ; entre outros pontos relevante ao pleno desenvolvimento e domínio técnico.

 

A História do Sistema
Desde a antiga china os enfrentamentos públicos entre contendores de escolas diferentes de kung fu eram comuns, e embora nem todos os mestres concordassem com essa prática, era para alguns uma forma de aprimorar suas habilidades técnicas e conseguir novos alunos. Estes tipos de combates tiveram vários nomes ao longo da história.Alguns clãs e senhores feudais patrocinavam estes tipos de combate e até o imperador algumas vezes escolhia seus guardas costas promovendo combates que iam até a morte contratando o vencedor para o  cargo.
O Chuan-Fa(Sanda), Punhos Livres ou Boxe das mãos vazias nasceu na antiga China e também foi uma das primeiras designações para as técnicas de mãos livres. Posteriormente foi o termo também usado pelos militares que usavam técnicas de lutas simples e rápidas para treinamento em larga escala.
Eles simplificavam movimentos do kung fu e usavam técnicas de shuaijiao e chin-na para resultados rápidos no treinamento de recrutas,pois não tinham como objetivo a formação de mestres ou especialistas em estilos de kung fu, mas sim a preparação rápida de soldados para defesa das vilas e até pra resultados nas ações em campos de batalha.
No passado não só o Sanda mas as lutas com armas também eram comuns em desafios populares de ruas entre mestres e praticantes de estilos diferentes que se enfrentavam não havendo regras, valendo todas os tipos de ataque e defesa o que resultava na maioria das vezes em mortes. Eventos desta natureza se deu até 1910 e um dos últimos acontecimentos em termos de luta pública até a morte foi a famosa história real de Huo Yenjia tido como um dos fundador da Chin Woo Atletic Association, e que teve sua vida retratada no cinema por Jet Li no filme fearleness.

 

A partir de 1920 o exército chinês populariza o uso de luvas ocidentais para o treinamento de luta de contato. Em 1960 aconteceram as primeiras lutas esportivas em ringue ainda sem muita popularidade. Com o apoio do governo surgiram as primeiras federações que organiza as regras modernas desta luta.
A partir de 1980 é apresentado ao mundo o novo sanshou com regras oficiais pela IWF tornando-se um esporte que passa a integrar oficialmente os campeonatos de kung fu.

Academia de Kung Fu: Sifu Helio Sandro

Localização: Campo Grande - ES 

Site Feito para novados no mundo do Kung Fu

ToDai

Arte Marcial

  • w-facebook
  • w-tbird

Angelo Marques

bottom of page