
Arte Marcial
ToDai
TAI CHI CHUAN
Autor: Sifu Helio Sandro
TAI CHI CHUAN
Os ideogramas que compõe a palavra tai chi chuan significam:
• Tai significa "o maior", "o mais alto", "supremo", "absoluto".
• (ou 极, em chinês simplificado), Chi (ou Ji) significa, original e literalmente, a parte mais alta do telhado - "cumeeira".
• Chuan (ou Quan) significa Punho, aqui simbolizando "soco", "luta à mãos livres" (desarmadas), "boxe"
Portanto, algumas das possíveis traduções literais de tai chi chuan são: "Punho da suprema cumeeira", "punho do limite supremo" ou simplesmente "punho do tai chi".
Como cada ideograma pode ter mais de um sentido, há outras formas de traduzir o termo além destas.

No taoísmo, onde o tai chi chuan teve sua origem, a "suprema cumeeira", ou "limite absoluto" tem a conotação filosófica de "elevação", "sublimação", "purificação", resultante, entre outras, do desenvolvimento de um mecanismo de defesa emocional pelo qual tendências ou sentimentos inferiores se transformam em outros que não o sejam.
O tai chi também simboliza o "Cosmo" e a interação, dos princípios energéticos yin e yang, em constante mutação, sendo conhecida a sua representação pelo tai chi tu (diagrama do tai chi), mais conhecido no Ocidente como o "símbolo do yin-yang".
O Tai Chi Chuan foi criado originalmente como um método de auto defesa por sacerdotes taoístas por volta do século XII. É um conjunto de movimentos lentos, encadeados, circulares e espiralados, associados a uma respiração profunda, suave e ritmada, que trabalha de forma integrada à manutenção da harmonia física, mental e emocional do homem - um trabalho realizado a nível energético e fundamentado nos conceitos e técnicas da alquimia interior taoísta.
O Tai Chi Chuan pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. É considerado uma aeróbica de baixo impacto, sem riscos de lesões de nenhuma espécie e sem contra indicações.
OBJETIVO:
Seu objetivo é buscar a união da força com a suavidade, do corpo com o espírito e promover a interação do homem com a natureza. Seus princípios são: encontrar o eixo, buscar a união dos opostos, esvaziar a mente sem pensar em nada, usar energia em lugar da pura força física, fazer do movimento um meio de transmutação.
Tai Chi é o estado que supera as polaridades yin e yang, que contém dentro de si as duas polaridades. E Chuan é agilidade, rapidez, flexibilidade, punho. Assim, o estado Tai Chi refere-se a uma unidade, que contém dentro de si as duas polaridades em perfeito equilíbrio. É a unidade que traz em si a dualidade.
O Tai Chi Chuan é uma das artes tradicionais taoístas mais reverenciadas pela cultura e Medicina Chinesa. Basicamente divide-se em duas vertentes: marcial e terapêutica. Como proposta terapêutica, é a mais difundida terapia corporal da China, propi00ciando a seus praticantes saúde e longevidade.
Através dos movimentos de expansão e recolhimento, o Tai Chi Chuan restaura a harmonia e o equilíbrio nos níveis físico, mental e emocional, proporcionando bem-estar para o corpo e para a mente. Praticado por pessoas de todas as idades, homens e mulheres, o Tai Chi Chuan desperta e nutre a vitalidade e promove um estado de maior serenidade e adaptabilidade às diversas circunstâncias da vida.
Estilos:
São cinco os estilos de tai chi chuan reconhecidos como tradicionais pela comunidade internacional, cada um deles recebeu o nome da família chinesa que o criou, desenvolveu e transmitiu.
Todos tem a mesma essência e seguem os mesmos princípios básicos, diferindo na forma.
Por ordem cronológica:
• Tai chi chuan estilo Chen
• Tai chi chuan estilo Yang
• Tai chi chuan estilo Wu/Hao
• Tai chi chuan estilo Wu
• Tai chi chuan estilo Sun
Ordenados por sua popularidade, considerando o número de praticantes, teríamos: Yang, Wu, Chen, Sun e Wu/Hao.



Academia de Kung Fu: Sifu Helio Sandro
Localização: Campo Grande - ES